Ficou noiva e não sabe por onde começar?! Lembre-se que, antes do casamento, vem a festa de noivado. Então, veja o que não pode esquecer na hora de fazer a sua!
“Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”
Raul Seixas já dizia que tudo ao lado de alguém fica ainda melhor… E se você acaba de dizer sim à vida dois, porém, ainda não chegou ao altar, nada melhor que uma festa de noivado para comemorar o momento e já ensaiar os convidados para o grande dia. Conversamos com o cerimonialista Claudio Tironi e a decoradora e arquiteta Roberta Gouvea – que já viveu os dois lados, profissional e noiva – para saber como organizar uma recepção na medida certa, sem ganhar as proporções de um casamento. Reunimos valiosas dicas para fazer bonito e ao mesmo tempo equilibrar as contas, afinal o orçamento do casamento ainda está por vir. Vem com a gente e anote tudo!
TEMPO IDEAL PARA FICAR NOIVO
“O importante é seguir o coração”, enfatiza Roberta. Isso é primordial, mas – sejamos sinceras – ninguém quer ficar noiva para sempre, né?! Claudio explica que o noivado não pode ser por tempo indeterminado. “É muito frustrante, principalmente, para mulher ser pedida em casamento e, de fato, não se casar”, afirma.
Esse é o ponto de partida para organização do casamento, por isso, depois do pedido, o cerimonialista sugere que escolham a data e comecem a traçar um cronograma financeiro não só para os gastos com cerimônia e recepção, como também para a casa nova e lua de mel. Claudio recomenda fazer a festa de noivado dois a três meses após o pedido para não ficar muito distante. Atenção! Evite chamar pessoas que não serão convidadas para o casamento.
ORGANIZAÇÃO DA FESTA DE NOIVADO
Como geralmente é um almoço, jantar ou uma festa para os amigos e parentes mais íntimos, os noivos nem sempre contratam uma assessoria. O cerimonialista conta que muitas vezes é contratado para o planejamento do casamento antes mesmo da festa de noivado. Quando isso acontece, sempre auxilia o casal nesses preparativos também.
Ele aconselha pedir a ajuda às mães, porque é um motivo para as famílias ficaram mais próximas e se conhecerem melhor. Amigas e possíveis madrinhas também são bem-vindas, principalmente, se tiverem habilidades manuais para dar aquela forcinha na decoração. Agora veja o passo a passo que montamos com a preciosa ajuda de Claudio e Roberta.
1º Faça a lista de convidados
2º Defina o local (casa dos pais da noiva ou do noivo, um restaurante bacana ou até mesmo uma casa de festas)
3º Determine o estilo da festa
4º Selecione os fornecedores (bufê, bebidas, bolo, bem-casados, decoração, DJ, lembranças)
5º Decida o seu look e ajude-o a escolher o dele
Atenção! Reflita bastante na hora de planejar os gastos. Festas diurnas diminuem os gastos com iluminação e velas, por exemplo, explica o cerimonialista. Entenda que não é preciso fazer uma megafesta, pois terá mais despesas com o casamento. Faça uma festa mais descolada e deixe toda a pompa do seu sonho para o grande dia!
NÃO PODE FALTAR
O fotógrafo é indispensável! Claudio conta que a maioria dos noivos não investem no serviço, porque acreditam que os convidados dão conta de registrar uma festa pequena, mas não é bem assim. Não precisa contratar álbum e vários assistentes, mas para ter uma dor de cabeça a menos e evitar possíveis arrependimentos, escolha um profissional para tirar as fotos e que entregue um CD com as imagens em baixa e alta resolução.
DECORAÇÃO SEM EXAGEROS
Roberta afirma que como é uma festa mais intimista você pode ousar mais, como botar roupinhas no seu pet para combinar com o décor. Mas se deseja gastar menos, Claudio aconselha prezar pela praticidade. Pense em detalhes que possa produzir. Minigarrafas e bowls com água e flores são soluções fáceis e dão um ótimo efeito. Investir em folhagens também é uma forma de economizar, porque dão volume e são muito mais baratas que as flores.
VALE FAZER UMA CERIMÔNIA?
Para responder a pergunta, Roberta sugere ouvir a voz do coração. É muito romântico declarações de amor, votos, um depoimento dos pais, mas isso depende de cada um. “A festa de noivado deve refletir a dinâmica do casal”, ressalta a decoradora.Caso elejam alguém para falar sobre os noivos, Claudio aconselha combinar antes da festa para que seja planejado e rápido. “Tudo que demora demais faz as pessoas perderem o interesse e se torna chato”, explica.
ANTES DE PISAR NO ALTAR
Aproveite cada etapa que antecede o casamento. Contrate um cerimonialista para que faça um cronograma e planeje tudo da melhor forma possível. Sozinha, provavelmente, a noiva não conseguirá conciliar todos os papéis, que desempenha na vida, com a organização do casamento.
Escolha primeiramente os profissionais que estarão presentes fisicamente no dia, como fotógrafo, film maker, maquiador, DJ e orquestra. Tenha serenidade para resolver tudo, às vezes, pode ser estressante, mas lembre-se do amor que os uniu. Afinal, são dias que não voltam jamais e que serão lembrados com saudade, pode ter certeza!
Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!
O post Como planejar a sua festa de noivado apareceu primeiro em Inesquecível Casamento.