Etiqueta na cerimônia religiosa do casamento é um papo sério! Conversamos com duas cerimonialistas que deram algumas dicas que todos os convidados precisam saber para ninguém fazer vexame na celebração. Confira!
Cerimônias de casamento estão sempre recheadas de surpresas: a entrada da noiva ou das damas e pajens, a hora dos votos, a troca de alianças, o beijo… Sempre há expectativas, aquele momento clímax e digno de mil recordações. E não importa a religião dos noivos. Se você foi convidado é porque faz parte da história do casal, e nada mais justo do que prestigiá-los marcando presença do início ao fim da celebração.
Por isso que a pauta de hoje é sobre etiqueta na cerimônia religiosa. Existem orientações básicas que já sabemos (mas sempre vale repetir!). Há alguns inconvenientes que, vez ou outra, fogem do nosso controle e acabam criando um clima desagradável durante o casamento. Quer ser um convidado exemplar? Então, atenção total às nossas dicas preciosas! A cerimonialista Claudia Couttinho e Karina Araújo, da Sweet Beginnings, vão nos ajudar com alguns toques experts.
RESPEITO AOS RITUAIS DA CERIMÔNIA É BOM E NÃO CUSTA NADA!
Cada cerimônia tem suas características próprias. Independentemente da sua religião ou crença, você pode participar plenamente da celebração sem grandes sacrifícios. Por exemplo, se o padre, pastor, rabino ou seja quem for o celebrante do casamento pedir para você ficar em pé ou estender a mão na direção dos noivos, faça gentilmente. Faz parte do momento!
Outra coisa muito, muito, muito importante: silêncio! Conversas paralelas ou falatório durante a cerimônia são quase um crime.
“Existem celebrantes e celebrantes. Tem aqueles que prendem completamente a atenção dos convidados, mas existem outros que não. Mesmo assim, não importa se o discurso do celebrante está monótono ou não. Se você foi convidado com carinho e está ali, é um desrespeito com os noivos não manter o silêncio” – Claudia
Por exemplo, se você é madrinha e está num casamento católico. Caso não se sinta confortável em ajoelhar durante alguma oração, cantar os hinos da celebração ou repetir algum discurso junto com o celebrante, então seja discreta e permaneça na cerimônia de forma respeitosa, ok?! O mesmo vale se você estiver num casamento judaico ou árabe, que tem seus rituais próprios e tradições muito diferentes.
NADA DE ROUPAS DESPOJADAS!
Cada estilo de casamento pede um dress code, certo? Existem cerimônias mais despojadas, mas isso não quer dizer que você pode aparecer de havaianas e short jeans só porque é verão. Sinal vermelho! Claudia Coutinho alerta: “Casamento é casamento! O traje precisa ser fino, adequado e apropriado para a ocasião tão especial”.
PONTUALIDADE SIM!
Nem precisamos dizer muito sobre isso, afinal, pontualidade é lei. Tente chegar na cerimônia pelo menos meia hora mais cedo. É uma ótima oportunidade para apreciar a decoração da igreja e rever seus amigos em comum. Se por acaso acontecer alguma eventualidade e você se atrasar, tente chegar de forma discreta, pelos corredores, sem demonstrar muita agitação. Não fique do lado fora, pois pode parecer descaso com os noivos.
CADA UM NO SEU QUADRADO!
Geralmente, os bancos da frente são destinados para padrinhos e familiares. Então, por mais que você esteja muito empolgado e feliz pelos noivos, não invada os espaços reservados, combinado? Chegue um pouco mais cedo e escolha um lugar privilegiado para curtir todos os momentos da cerimônia.
CLICK, CLICK! CONVIDADOS, CONVIDADOS, FOTÓGRAFOS À PARTE!
Os amantes de selfies estão por toda parte! Mas – principalmente! – na hora da entrada da noiva, vamos evitar uma “atmosfera de competição” dos convidados com os fotógrafos, ok? Não é nada elegante ficar inclinando o corpo, o braço ou – pior! – entrar na frente das pessoas para captar um ângulo perfeito. Segure a onda!
“Não se incline nem coloque o celular na nave para tirar fotos do cortejo, pois isso atrapalha o fotógrafo e também pode acabar comprometendo as fotos oficias da noiva” – Karina
DÊ UM DESCANSO PARA O SEU CELULAR!
Essa é velha, mas fazemos questão de repetir. É muito feio quando o barulhinho do toque do celular atrapalha o casamento. Incomoda! Ative o modo vibra call ou silencioso. E JAMAIS atenda uma ligação durante a cerimônia mesmo se for para falar baixinho e cochichando.
ATENÇÃO, MADRINHAS!
Vocês são lindas, gentis e superatenciosas. São quase estrelas coadjuvantes do casamento! Mas que tal evitar ficar ajeitando a cauda e o véu da noiva toda hora? Por mais que a intenção seja boa, deixem esse papel para a cerimonialista. Assim, evitamos atrapalhar as fotos do casamento e desfiles de moda pelo altar.
ALÔ, ALÔ, CRIANÇADA!
Crianças são bem-vindas à cerimônia de casamento, desde que seus pais deem toda assistência que elas precisam. Faz parte da etiqueta da cerimônia que as mamães e os papais fiquem de olho nos seus filhos para que não façam tumulto no local, já que geralmente ficam inquietos e contando os minutos para poderem brincar. E para os bebês a regra é a mesma. A cerimonialista Flavia alerta para que, caso eles chorem ou estejam agitados, deem uma voltinha e evitem que o barulho atrapalhe o andamento da celebração.
Gostou?! Então você não pode deixar de ler a matéria sobre 13 coisas que todo convidado precisa saber! Vale a pena!
O post Etiqueta na cerimônia religiosa do casamento apareceu primeiro em Inesquecível Casamento.