Queridinho das celebrities, entre tantas famosas, o estilista tem no currículo modelos icônicos feitos para Xuxa, Fernanda Lima e o vestido de noiva da atriz Juliana Paes, que consolidou sua carreira elevando-o a popstar no mercado de casamento. Vem saber mais!
Foi há pouco mais de 15 anos, que o estilista Samuel Cirnansck, 39, deslanchou no mundo da moda. À frente de sua própria grife, ele imprime traços femininos através de uma linguagem que flerta com a dramaticidade – herança dos trabalhos de criação desenvolvidos para peças teatrais e ópera. Sendo assim, a conclusão sobre sua assinatura é óbvia: marcante e sensual, emblemática. Sua roupa expressa personalidade e transmite luxo por meio de bordados, transpasses e pedrarias.
Focado em vestidos de festa, ele também se aventura na moda noiva e desconstrói o habitual conceito do clássico e romântico. Para ele, tais características podem marcar presença sem tanto tradicionalismo e pudor, basta saber aliar a moda ao perfil da cliente, de um jeito condizente ao estilo da festa.
PROCESSO CRIATIVO
Pesquisar referências para encontrar o que satisfaz seu estilo pessoal é o passo número um na corrida do vestido perfeito para Samuel. Segundo ele, quando a noiva já chega com essas inspirações na primeira reunião, ela adianta todo o processo facilitando o briefing. É claro que nessa hora, o feeling do estilista entra em cena e eles vão conversando e descartando juntos o que funciona ou não. O importante é conseguir mapear a personalidade da noiva e descobrir qual tipo de combinação vai tocar sua alma.
Criação, desenvolvimento e confecção movimentam o atelier 365 dias por ano, afinal, são mais de 20 vestidos produzidos por mês. Todos paralelamente fabricados durante quatro a seis meses – tempo médio para saírem do papel, ganharem forma e ficarem exatos nas silhuetas onde foram moldados. Parece até clichê, mas fato é que, mesmo em meio a uma badalada agenda com demanda crescente, cada criação é única, assim como todas as clientes.
Como funciona? Depois do croqui pronto, a noiva faz a primeira prova, chamada de “prova de base”. Nessa etapa o vestido é feito em algodão cru, para facilitar o molde no corpo. Depois já se tem a estrutura com saia, armação e amostra de renda e bordado. Na terceira prova, o vestido quase existe e é quando Samuel aparece novamente para auxiliar na escolha do sapato, cabelo, make e acessórios. Assim, no próximo encontro, normalmente um mês antes do casamento, a noiva já leva todos os itens e tem uma visão completa do seu look final.
PASSARELA X VIDA REAL
Presença carimbada nos mais renomados desfiles do país, Samuel abusa de propostas conceituais na passarela a fim de aplicar tendências para suas clientes usarem como referência, inspiração. São poucas as roupas que cabem no dia-a-dia.
MULHERES SÃO TODAS IGUAIS
É mentira! Todas são diferentes e têm algo único. Porém, tratando-se de famosas, ricas e nós, meras mortais, ele é enfático: são pessoas comuns, iguais umas as outras (sim!) e tal fato não interfere na sua criação. Abre parênteses! O que as difere é glamour potencializado na mídia, apenas. Fecha! Nada disso importa. O ponto em comum é o sonho da mulher de estar linda em um momento especial.
Incansável ao interpretar diferentes perfis, Cirnansck tem o dom de ler comportamentos e traduzi-los em vestidos. Afinal, moda é isso: adaptar conceitos a personalidade da dona da roupa. Entre noivas e convidadas, para ele o caminho mais fácil é o da noiva, já que mesmo insegura ela sabe que quer um vestido branco impecável. Diferentemente das convidadas existe um ponto de partida.
INFÂNCIA X ADOLESCÊNCIA
Nascido em São Paulo, seus primeiros desenhos foram aos nove anos. Depois de fazer o vestido de formatura da irmã e criar look para amigos, a brincadeira ficou séria e virou job.
POR QUE A MODA NOIVA?
Presente da atriz Marisa Orth, foi através de vestido de um brechó que ele olhou com carinho para as noivas. A peça foi desmanchada e reaplicada em jeans, resultando numa coleção inspirada em noivas com jeans. A partir dessa coleção surgiu sua primeira noiva de verdade e tudo fluiu naturalmente.
MATÉRIA PRIMA
Além de tecidos importados, o glamour das peças é impresso através de cristais checos da Preciosa, legítimo cristal da Boêmia. Tudo isso somado à bagagem do estilista mistura moda, formas, texturas e cores
SAIA JUSTA
Uma noiva sonhava com um vestido cheio de transparência e Samuel se sentiu mal porque sabia que ela faria uma cerimônia religiosa e seria julgada por isso. A solução foi falar com jeitinho e convencê-la a usar algo mais coberto, tão deslumbrante quanto o outro!
No site da Inesquecível Casamento tem diversas noivas de Samuel Cirnansck para você se inspirar. Nós garantimos que vale o clique!
O post Samuel Cirnansck: DNA criativo apareceu primeiro em Inesquecível Casamento.